Banco de
Boas Idéias
Nome do projeto: Conversa
afinada
Promotor: Sindicato dos
Jornalistas do Estado do Ceará - Sindjorce
Resumo: O projeto Conversa Afinada funciona desde 2005
e consiste em, uma vez por mês, realizar no espaço cultural do Sindicato dos Jornalistas
uma entrevista com um convidado, no estilo “talk-show”
participativo com entrevistador e platéia, sendo seguido por um show de música
instrumental com um convidado diferente a cada evento. Serão dois momentos: a
conversa/entrevista e o musical.
Objetivo:
1.
Aproximar
os profissionais de mídia, principalmente os jornalistas, das novas produções
culturais do Ceará, através de um misto entre conversa, informação, música e
entretenimento no ambiente descontraído do Espaço Cultural do Sindjorce (Sindbar).
2.
Valorizar a
produção cultural cearense, propiciando aos artistas e intelectuais
convidados uma platéia selecionada de formadores de opinião, o que
sensibilizará potenciais facilitadores de divulgações de sua arte.
3.
Propiciar
aos jornalistas e demais profissionais de mídia, carentes de capacitação
profissional, por falta de investimento das empresas ou por falta de tempo, um
momento descontraído para discutir assuntos pertinentes à comunicação social e
à cultura, no que diz respeito às novidades na área de literatura, música,
teatro e cinema.
4.
Propiciar
espaço de congraçamento entre os jornalistas e de aproximação com sua entidade
representativa, a fim de criar vínculo e identidade com as
questões pertinente à profissão.
Funcionamento:
1. Patrocínio
cultural do Edital BNB de Cultura e da Chesf (1º ano);
2. Contrato
com empresa para cuidar do serviço de bar e restaurante;
3. Contrato
com uma banda fixa e repertório instrumental, que acompanhou todos os
convidados do momento musical em todas as edições do projeto para dar unidade
às edições;
4. Atrações
da entrevista e do convidado musical, uma por edição;
5. Criar
condições para edições extras do Conversa Afinada que podem surgir de acordo
com a disponibilidade de nomes nacionais que estejam passando pela cidade;
6. Criar e publicar
anúncios padronizados em jornais e rádios;
7. Criar e
imprimir folderes padronizados e cartazes;
8. Confeccionar
banneres com a marca do patrocinador, do Sindicato e
do Projeto Conversa Afinada;
9. Criar e veicular vinhetas para rádio;
10. Contratar
um produtor para suporte ao evento.
Resultado:
A capacidade do Sindbar é de 100 pessoas e a
média de comparecimento é de 80 pessoas, atingindo picos de 150. O projeto é
reconhecido e valorizado pela categoria e tem servido para importantes debates
sindicais e culturais, inclusive como forma de aglutinar profissionais.
Imagens
Marca do Projeto:
Cartaz padrão:
Legenda: Primeira edição, com entrevista com o atual vice-presidente da Fenaj, Celso Schröeder, em março
de 2005, para a diretora do Sindjorce, Adriana
Santiago.
Banco de Boas Idéias
Nome do projeto: Bloco Matou a
Pau...tá.
Promotor: Sindicato dos
Jornalistas do Estado do Ceará - Sindjorce
Resumo: Matou a Pau...tá!” é um
bloco carnavalesco promovido pelo Sindjorce desde
2006 que sai no pré-carnaval e no primeiro dia de Carnaval de Fortaleza, com
direito à festa de lançamento e concurso para o “editor do bloco” - um boneco
gigante ao estilo do Carnaval de Olinda que homenageia um jornalista de
destaque no cenário local. A cada ano, um novo “editor” se soma ao bloco. Para
animar os brincantes, o Sindicato promove uma consulta para o “editor” deste
ano e concorrem jornalistas reconhecidos na categoria. O resultado sai no dia
da festa de Natal dos Jornalistas, que acontece todos os anos. Na ocasião serão
lançadas a marchinha-hino, estandarte e a camisa do bloco. A proposta do bloco
Matou a Pau...tá!, com marchinhas, charanga e bonecos
gigantes tem agradado muito aos adultos presentes, mas principalmente as
crianças. O nome “Matou a Pau...tá!” é uma brincadeira semântica com a gíria para “sucesso” e o
jargão jornalístico que traduz a situação em que o repórter não conseguiu fazer
(ou não se esforçou para fazer) a matéria/ pauta indicada pelo chefe, o que
normalmente acontece nos sábados à tarde, horário escolhido do bloco.
Objetivo:
1. O objetivo geral do projeto é aproximar o jornalista cearense entre si e
da sua entidade classe através de ações lúdicas.
2. Levar o jornalista para mergulhar no clima do Carnaval de Rua de
Fortaleza, valorizando sua música e a cultura da molecagem é também
proporcionar um ambiente propício para o fortalecimento de nossa festa popular,
a partir do que se erradia nos meios de comunicação.
3. Fortalecer o resgate histórico do Centro de Fortaleza, com a
revitalização proposta a partir de ações conjuntas com a Associação Cearense de
Imprensa, e a Casa do Jornalista, prédio histórico da Rua Major Facundo com seu
terraço panorâmico com vista privilegiada para a Praça do Ferreira. Lá acontece
a maior concentração carnavalesca da cidade, com o bloco “Concentra mais não
sai”. O jornalista voltar a freqüentar a ACI neste momento de festa e beleza é
se apaixonar pela vista do Centro é voltar a freqüentar e valorizar a região.
4.
Propiciar
espaço de congraçamento entre os jornalistas e de aproximação com sua entidade
representativa, a fim de criar vínculo e identidade com as
questões pertinente à profissão.
Funcionamento:
11. Patrocínio cultural do Edital da Funcet
(prefeitura de Fortaleza), apoio Associação Cearense de Imprensa
(ACI), da AD2M - Assessoria de Imprensa e do Centro
Cultural Banco do Nordeste (CCBN);
12. A estrutura do bloco funciona da seguinte maneira: os foliões da mídia,
família e amigos se concentram a partir das 16 hs
defronte ao Centro Cultural Banco do Nordeste, onde tem uma aparelhagem de som
e distribuição de cerveja, depois saem às 18hs ,
percorrem a Rua Floriano Peixoto e sobem até o último andar do prédio da ACI
onde tem a festa no terraço panorâmico para o Centro, descem às 19h30min e
seguem até a Praça do Ferreira, onde se juntam como os brincantes do bloco
“Concentra Mais não Sai”.
13. Todo o percurso será acompanhado por uma charanga com seis músicos. Ela
executará frevos e marchinhas de Carnaval para esquentar a folia. Desde o ano
passado, o Matou a Pau...tá!
desfila na Avenida Domingos Olímpio, no sábado de
Carnaval. No primeiro ano, o bloco conseguiu reunir em um único dia mais de 200
pessoas, no segundo ano mais de 2 mil participaram em sete dias e a expectativa
é que o número dobre este ano.
Resultado:
Em 2008 mais de 400 camisas foram confeccionadas e
vendidas, tendo um público flutuante de 500 pessoas, em média, por dia. Como
foram oito apresentações, duas a mais do que o número exigido pelo Edital do
patrocinador, a Fundação de Cultura do Município de Fortaleza (Funcet), estima-se que mais de três mil pessoas se divertiram com a proposta dos jornalistas, o que comprova
que o bloco vai muito além de uma categoria profissional. O bloco tem sido
motivo de curiosidade na imprensa, e foi notícia por vários dias alternados, com
matérias publicadas em jornais, rádios e televisão.
Em seu três últimos anos, o “Matou a Pau...tá!” está sendo realizado
com apoio da Associação Cearense de Imprensa (ACI), da AD2M
– Assessoria de Imprensa e do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBN). O
Centro Cultural sedia a concentração do bloco, apóia
a infra-estrutura e este ano ainda cederá os estúdios para a primeira gravação
da marchinha do bloco pelo jornalista Eliomar de Lima. A AD2M
garante assessoria de mídia e a produção visual do bloco. A ACI recebe em seu
terraço panorâmico os componentes do bloco para uma parada estratégica com a
apresentação de desfile de fantasias e dos membros da corte carnavalesca. A ACI
ainda oferece o mais inusitado do bloco, que é a subida por sete andares do prédio
histórico (a banda vai pelo elevador) e sedia o
bailinho de uma hora que relembra os velhos clubes sociais, para depois descer
e se unir à multidão do bloco “Concentra mais não Sai” na Praça do Ferreira. No
último ano, as entradas do divertido “Matou a Pau..tá” deram um brilho a mais ao gigantesco bloco concentrado
na praça. Há dois anos conta com o patrocínio da cervejaria Norsa,
que doou refrigerantes, água e cerveja.
Custo: Cada edição do projeto
sai, em média, por R$ 1.200,00
Imagens -
Marca do Projeto:
Cartaz padrão:
Não tem
Foto ilustrativa:
Legenda: Jornalistas na concentração, em janeiro de
2008.